O amor da sua vida “se foi”. Você até se recusa a dizer “m#rr#u”, tamanha sua dor. Isso é natural. Não se assuste. Perder um pet uma é experiência muito dolorosa de se viver. Afinal, seu pet fez parte da sua rotina, da sua história e do seu coração e agora há um vazio difícil de ser preenchido. E assim, cada pessoa, ou família, vive o luto de maneira única, e não existe um tempo certo para seguir adiante. O que existe é o seu tempo, que deve ser respeitado.
Mas, você sente falta de um companheiro, de alguém para cuidar e amar e começa se questionar: será que estou pronto para adotar outro pet?
A resposta para essa pergunta não é simples e vem com um turbilhão de emoções junto.
É nesse momento que você precisa refletir. A começar pelo seu sentimento de estar disposto a amar de novo. Mas não aquele pet. Outro.
E o momento começa a ser construído quando começam a aparecer alguns dos seguintes sinais:
- Tem consciência de que o novo pet não será uma substituição do pet que se foi
Você compreende que nenhum animal substituirá aquele que partiu. Cada pet é único, com sua personalidade, manias e jeito de amar. Quando você sente que está disposto a construir um novo vínculo, que é diferente, mas igualmente especial, isso pode ser um sinal importante.
- O luto se transformou em lembrança
A dor ainda pode existir, mas ela não domina mais seus dias. Ela se tornou saudade e você consegue lembrar do seu pet com carinho, sem que isso te paralise ou faça sofrer. A presença dele virou memória viva e não uma ferida aberta.
- A decisão vem do amor, não da ausência
Você deseja oferecer um lar, cuidado e amor a um novo animal, não apenas para “preencher um vazio”, mas porque sente que tem espaço emocional para acolher uma nova vida com responsabilidade.
- Sua rotina com um pet já pode ser retomada
Adotar um pet exige tempo, disponibilidade, recursos e adaptação. Se a sua rotina já está organizada novamente o suficiente para incluir um novo membro na família, esse também é um bom indicativo.
- Você está disposto a amar de novo um novo pet faz
Mesmo que ainda com um pouco de medo, que pode ser de nova perda, você sente vontade de abrir mais uma vez seu coração. Nesse caso, o luto pode ter te ensinado o quanto o amor pelos animais transforma a vida e você está pronto para viver isso mais uma vez.
A incerteza ainda toma conta
A incerteza de ainda não ser a hora certa para adotar outro pet pode ser um sinal importante se vier carregada de angústia. Então, ainda é preciso concluir seu período de luto até que a ideia de adotar outro pet traga alegria e não mais angústia.
O luto tem seu tempo. E está tudo bem não estar pronto. Às vezes, o mais importante é permitir-se viver esse momento sem pressa.
Você também pode canalizar o amor pelo seu pet que partiu ajudando uma ONG, sendo lar temporário, apadrinhando um animal, ou simplesmente acolhendo a saudade com cuidado.
Escolha com amor e consciência e sejam felizes
Adotar outro pet é um gesto de recomeço e não de esquecimento. É uma forma de honrar o amor que você viveu com o pet que partiu, transformando essa história em um novo capítulo.
Seja qual for a sua decisão, lembre-se, ela deve ser tomada com o coração, mas também com consciência e responsabilidade. E quando chegar o momento certo, você vai saber. Vai sentir.