O Papel Da Terapia No Processo De Luto

Luto e Terapia

*Por Mariana Zanatta

O luto é um processo universal, que todos nós vamos passar em algum momento da nossa vida, mais de uma vez. Mas também é um processo individual e singular porque cada vínculo é único. Ele também envolve características culturais, espirituais e contextuais de cada enlutado.

Podemos dizer que o luto é uma reação esperada após o rompimento de algum vínculo. Esse é um processo mais conhecido por um rompimento de vínculo através da morte, mas esse vínculo também pode ser: separação, aposentadoria, formatura, etc. Após esse rompimento, o luto se torna um processo adaptativo necessário, já que a vida não volta a ser o que era antes dele. 

Não temos como apagar a perda e a vida precisa ser reconstruída, interna e externamente, encontrando um espaço para aquela perda… Porque a perda agora faz parte da vida. E com o tempo precisamos ir encontrando um lugar para a perda na nossa vida ao mesmo tempo em que seguimos com ela.

Alguns lutos podem ser vividos sem a intervenção profissional, mas é nesse momento de adaptação e reconstrução que a terapia pode trazer benefícios. Um motivo comum na busca de ajuda profissional envolve a percepção de reorganizar a vida após a perda. Pessoas que podem se beneficiar de ajuda especializada durante o processo de luto, podem estar apresentando dificuldades para:

  • expressar a dor
  • dar espaço para os sentimentos que surgem
  • assumir novos papéis

Se estiver sendo difícil passar por essa adaptação, é possível contar com ajuda especializada, mas isso não quer dizer que na terapia do luto só será falado sobre a perda.

O processo de luto é um movimento. Esse movimento oscila entre momentos mais voltados para a perda e outros mais orientados para a reestruturação da vida. A terapia irá acompanhar e favorecer esse movimento, então não é necessário falar sobre a perda em todas as sessões.

No processo de luto, o espaço da terapia não é para a perda, mas sim para o cliente que está vivendo um processo de luto.

Conheça o Autor

Psicóloga clínica especialista em Intervenções em Situação de Luto (CEFI) e em Terapias Comportamentais Contextuais (CEFI/CIPCO). Atua como supervisora clínica do programa de estágio do CORA. Realiza atendimento individual de adultos através da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). É membro do CORA - Núcleo de Luto do CEFI e do VIDA - Núcleo de Atenção ao Suicídio do CEFI.

Artigos Relacionados

A Morte É Um Dia Que Vale A Pena Viver: Um Livro Essencial Sobre Finitude E Sentido Da Vida

O medo da morte é uma realidade para muitas pessoas, mas a médica geriatra e…

Meu pet “se foi”. Já é hora de adotar outro?

O amor da sua vida “se foi”. Você até se recusa a dizer “m#rr#u”, tamanha…

“O luto é o preço do amor”: A História de Mara e Lucca

Uma Jornada de Luto e Ressignificação Após a Perda De Um Grande Amor Perder seu…

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter para receber conteúdos que acolhem, orientam e trazem conforto. Estamos aqui para ajudar você a atravessar este momento com serenidade e respeito.